Você já ouviu falar sobre ibogaína? Esse princípio ativo medicinal derivado da planta iboga tem revolucionado o tratamento da dependência química no mundo inteiro. Quer saber mais sobre essa nova descoberta científica que tem se consolidado como grande aliada na recuperação de dependentes químicos e alcoólicos? Então continue lendo o nosso artigo e fique por dentro dessa substância tão benéfica e eficaz.

Afinal de contas, o que é ibogaína?

A ibogaína é uma substância derivada da planta medicinal africana iboga. Nativa da região do Gabão, a ibogaína é capaz aumentar a produção de hormônio GDNF, estimulando assim as conexões entre os neurônios e promovendo um perfeito equilíbrio dos neurotransmissores. Essa ação é extremamente positiva em usuários de drogas e ajuda efetivamente no combate ao vício.

A ibogaína pode manter os dependentes químicos longe das drogas

De acordo com pesquisas recentes, conduzidas pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, a ibogaína tem eficácia comprovada no tratamento da dependência química e manutenção dos dependentes longe das drogas. O psiquiatra Dartiu Xavier liderou a pesquisa   que testou os resultados do uso de ibogaína em 75 pacientes. No final de um ano, mais de 70% dos dependentes químicos tratados se mantiveram distantes do vício.
Vale ressaltar que além das doses de ibogaína, o tratamento aplicado incluiu psicoterapia.

A ibogaína age na raiz da dependência e melhora o trabalho cerebral

O uso de álcool e outras drogas inevitavelmente altera o trabalho cerebral, mexe nas conexões entre os neurônios, impede as sinapses e desequilibra as funções dos neurotransmissores. A ibogaína entra em cena colocando o cérebro do dependente químico  em equilíbrio, melhora o funcionamento MENTAL, harmoniza o psicológico do usuário e logo ele volta a ter o mesmo padrão mental, emocional e atitudinal que tinha antes de começar a usar drogas.

O tratamento com ibogaína é rápido e simples

Diferentemente de outros tratamentos mais longos e complexos – como por exemplo as internações clínicas – a desintoxicação com ibogaína é rápida, simples, eficaz e de baixo risco. O tratamento dura, em média, cinco dias, nos quais o paciente é submetido a terapias individuais para fortalecimento emocional.
Durante esses cinco dias, ele toma ibogaína por via oral (capsulas). Já nessas primeiras doses, as melhoras no quadro de dependência química podem ser observadas.
E aí, você gostou de conhecer um pouco mais sobre a ibogaína, descobrir como ela funciona e como o seu uso pode ser eficaz no combate à dependência química? Ainda tem alguma dúvida sobre esse princípio ativo? Compartilhe suas opiniões, experiências e questionamentos conosco através dos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!
Se você conhece algum usuário de drogas e pretende ajudar essa pessoa a superar a dependência química e/ou alcoólica, não deixe de baixar o nosso guia com os passos para livrar o dependente do vício.